O sucesso de John Elway como General Manager no Denver Broncos

Que o John Elway é o maior jogador da história do Denver Broncos, todo mundo já sabe, né!? O que talvez alguns não saibam, é que ele está no caminho de ser uma lenda também como General Manager!

Para mostrar isso, resolvemos juntar todos o grandes feitos de Elway. Veja a seguir.

Os Broncos tiveram 71 vitórias em seus primeiros 100 jogos com John Elway como General Manager - marca melhor que as dos últimos 100 jogos como jogador, onde conseguiu 67 vitórias. Aposentou-se após a temporada de 1998 como um dos maiores e melhores QBs da história da NFL. Nenhum GM na era moderna da NFL teve mais sucesso em 100 jogos do que Elway.

Conquistando dois Super Bowls nos últimos dois anos como jogador, e na temporada mais recente como executivo, esse foi John Elway nos últimos 121 jogos da NFL como QB e GM: 89-32, 6 títulos da AFC West, 4 aparições no Super Bowl, 3 vitórias no Super Bowl.

Mesmo com tudo isso acima sendo realmente espetacular, aqui está o maior feito do currículo de Elway: Nas suas 21 temporadas completas com os Broncos (jogador e executivo), a equipe ganhou mais Super Bowls (3) do que teve temporadas perdidas (2).

OK, isso é realmente muito bom, mas não são apenas rosas, principalmente neste mundo tão crítico em que vivemos. Como GM, houve más escolhas no segundos e terceiros rounds dos drafts: Montee Ball não deu certo. Cody Latimer não jogou/está jogando o que se esperava. Ty Sambrailo, Jeff Heuerman, Michael Schofield e Adam Gotsis não foram jogadores de impacto imediato, embora Schofield tenha chegado muito bem e é muito cedo para avaliar os outros.

Indo por outro caminho, as primeiras escolhas dos drafts vêm sendo um sucesso: Von Miller, seguido por Derek Wolfe, Sylvester Williams, Bradley Roby  e os promissores Shane Ray e Paxton Lynch.

E algumas escolhas de fim de draft também estão sendo boas. Julius Thomas e Max Garcia no quarto round. Malik Jackson no quinto. Matt Paradis e Danny Trevathan no sexto. Trevor Siemian e Virgil Green no sétimo. A classe deste ano incluiu Devontae Booker no quarto round, Andy Janovich e Will Parks no sexto, Riley Dixon no sétimo.

Uma revisão e alguns feitos históricos de John Elway na NFL:

* Elway estava em sete das oito aparições dos Broncos no Super Bowl. 5 como jogador e 2 como GM.

* Houve 15 aparições nos playoffs e 12 títulos de divisão em suas 21 temporadas.

* As quatro temporadas consecutivas dos Broncos, com pelo menos 12 vitórias, é a mais longa da história da franquia.

* Elway é a primeira pessoa a ganhar um Super Bowl como quarterback e como GM.

* Ele é o único General Manager da NFL a adquirir futuros jogadores selecionados ao Pro Bowl nos últimos 5 anos através do draft (Von Miller e Julius Thomas), free agency da NFL (Willis McGahee, Peyton Manning, DeMarcus Ware, Louis Vasquez, Emmanuel Sanders, Aqib Talib e TJ Ward) e free agency do college (Chris Harris Jr. e CJ Anderson).

* O que não é lembrado no trabalho de Elway é que ele sabe quando deixar ir. Apenas um dos 35 free agents dispensados por Elway foi selecionado ao Pro Bowl (Mike Adams).

* Ele também sabe quem manter. Nos últimos anos Elway trabalhou em extensões de contrato com Demaryius Thomas, Emmanuel Sanders, Chris Harris Jr., Derek Wolfe, Von Miller, Brandon Marshall e Darian Stewart.

* Grande parte do sucesso de Elway nos quintos e sextos rounds do draft vem por causa das escolhas compensatórias. Nos últimos dois anos, nenhuma outra equipe recebeu mais escolhas compensatórias em negociações envolvendo free agents.

* Assim como era no tempo de jogava, Elway ainda consegue mudar a filosofia de um time: Em 2013, os Broncos tiveram um dos melhores ataques da história da NFL, tendo um recorde de 606 pontos marcados ao londo da temporada. Como não deu certo, a história mudou: Em 2015, Elway montou uma das melhores defesas da história da liga e acabou vencendo o SuperBowl.

* Tudo isso aconteceu após a infeliz era de Josh McDaniels. Elway assumiu a papelada do time com um recorde de 4-12.

Marcadores: , , ,