Neste último domingo à noite, o Denver Broncos foi até a Califórnia enfrentar o seu maior rival, Oakland Raiders. Esse era mais que um simples jogo de rivais de divisão, é a maior rivalidade da história da NFL! Os torcedores dos dois times queriam ver fogos nos olhos dos jogadores. Pena que, para os torcedores dos Broncos, a noite não foi nada boa.
Os Broncos estão longe de ser a melhor equipe da liga. Estão longe até de serem a melhor equipe em sua própria divisão.
Quando você mistura um ataque incompetente com uma defesa destruída por lesões, você chega a fórmula de um desastre. No que foi indiscutivelmente o maior jogo em Oakland desde o começo dos anos 2000, os Raiders manipularam e lidaram com Denver como o irmão mais velho lida com seu irmão bebê. Não só o ataque começou tendo 3&outs nas suas primeiras quatro posses, mas a defesa também deixou muito claro para o resto da NFL que eles não têm capacidade, ou desejo, de parar o jogo terrestre.
Por isso, separei 3 coisas que aprendemos com a desastrosa derrota por 30x20 no Sunday Night Football.
1. O ATAQUE ESTÁ PREJUDICANDO A DEFESA... FISICAMENTE
Os Raiders manteve a bola nas mãos por 41 minutos e 28 segundos. Com a impotência ofensiva em exibição, a defesa dos Broncos foi forçada a estar no campo em quase todos os momentos. Além de já ser desanimador emocionalmente, agora a defesa também está sofrendo fisicamente.
O CB Aqib Talib ficou de fora do jogo por causa de uma lesão nas costas (e deve perder também o próximo jogo). O outro CB, Kayvon Webster, também ficou de fora desde o início devido a um problema no tendão. E como se isso não bastasse, o DE Derek Wolfe e o LB Brandon Marshall se machucaram durante o confronto. Obviamente, o futebol americano é um esporte de muito contato e as lesões fazem parte, mas quando um jogador está no campo por quase 70% do jogo, suas chances de sofrer uma lesão são MUITO maiores.
Parte do problema era claramente a incapacidade de parar o jogo corrido de Oakland, mas há certamente uma culpa grande do ataque. Trevor Siemian e a unidade responsável por marcar pontos no jogo tiveram nove jardas no primeiro quarto. Sim, NOVE JARDAS NO 1°Q. E o pior: Não são nove jardas contra uma boa defesa, são nove jardas contra a TERCEIRA PIOR DEFESA da NFL.
O ataque precisa melhorar urgentemente, não só Trevor Siemian. Todos desta unidade vão ter que melhorar, ou se não essa temporada vai acabar logo.
2. O TEMPO DE TREVOR SIEMIAN ESTÁ ACABANDO
Há uma infinidade de outras razões que fizeram os Broncos perderem este jogo, mas Trevor Siemian é claramente uma delas. Ele começou o jogo com 1/8 para 4 jardas e foi descontroladamente impreciso em muitas partes do jogo.
Eu estava feliz e bastante confiante em Siemian no início da temporada, mas uma coisa que eu notei foi que as defesas dos outros times descobriram o seu jogo com bastante rapidez (após 1-2 jogos). A questão era se ele continuaria ou não a crescer. Pelo jeito não.
Vamos comparar suas últimas quatro partidas e mostrar como seu jogo se degradou:
vs. San Diego Chargers (D, 13-21) - Porcentagem de passes completos: 60% | 230 jardas
vs. Houston Texans (V, 27-9) - Porcentagem de passes completos: 56% | 157 jardas
vs. San Diego Chargers (V, 27-19) - Porcentagem de passes completos: 52.63% | 276 jardas
vs. Oakland Raiders (D, 20-30) - Porcentagem de passes completos: 48.65% | 283 jardas
O percentual de conclusão de passes simplesmente despencou. Teria sido pior, mas ele conseguiu um passe curto que Kapri Bibbs transformou em um touchdown de 69 jardas (Garbage Time).
Gary Kubiak disse recentemente que Siemian está lutando e melhorando cada vez que ele vai pro campo, mas isso é apenas conversa de técnicos.
Se a trajetória descendente continuar, poderemos ver Paxton Lynch assumindo as responsabilidades logo após a semana de folga (semana 11). Pronto ou não, ele não pode ser pior do que aquilo que vimos recentemente.
3. SE CONTINUAR ASSIM, RICK DENNINSON VAI PERDER O SEU EMPREGO
(Para quem não sabe, Rick Dennison é o coordenador ofensivo do Denver Broncos). Quando se tem um jovem quarterback que está mal e vem sendo explorado pelas defesas adversárias, não se pode abrir cada jogo passando a bola em quase todas as descidas. Essa já é a segunda semana seguida que Rick Dennison faz isso.
Algumas semanas atrás, Gary Kubiak disse que Dennison escolhe as jogadas antes mesmo do jogo começar, e o HC assume as chamadas na sideline. Se isso for verdadeiramente o caso, terão que demitir Dennison imediatamente. Ou pelo menos terão que tirar dele a função de escolher as jogadas.
"Eu acho que eles lutaram, mas estamos jogando um futebol que é só passe, passe, passe", disse Kubiak sobre a linha ofensiva. "Não é justo para eles, mas temos que encontrar uma maneira de correr com a bola de alguma forma e ajudar a nossa equipe. E nas últimas duas semanas, isso não aconteceu. Tem sido difícil."
Acho que nem tem mais o que dizer sobre isso. Kubiak precisa ser o chefe aqui e fazer uma mudança para corrigir as questões de chamadas cedo.
Com a derrota, o Denver Broncos caiu para a terceira posição na AFC West, que está assim:
1 - Oakland Raiders 7-2
2 - Kansas City Chiefs 6-2
3 - Denver Broncos 6-3
4 - San Diego Chargers 4-5Marcadores: 3 coisas que aprendemos, Ataque, Broncos, Defesa, Denver, Denver Broncos, Kansas City Chiefs, Oakland Raiders, Rick Denninson, San Diego Chargers, Texans, Trevor Siemian